Bauru-SP

+55 (14)3243-0994

Seg - Sex: 8h - 18h

A Jornada do Engenheiro de Inovação nas Diversas Áreas Profissionais

Vivemos hoje um momento de grande desenvolvimento tecnológico e empresarial. E um personagem com papel importante nessa história é o engenheiro de inovação. Esse é o profissional que, dentro do mercado, fica responsável por conduzir processos inovadores, desde a sua concepção de ideias até a implementação prática. Isso permite a promoção da criação e de ampliações de inúmeros projetos de Engenharia. Se ficou interessado em saber mais, continue lendo este artigo do Engenharia 360!

Imagem gerada por vecstock em IA de Freepik

Qual é o perfil do engenheiro de Inovação?

Para ser um engenheiro de inovação, o profissional deve apresentar grandes habilidades, sobretudo de questionar e apresentar soluções com base em diagnósticos completos. Para tal, deve acumular conhecimento sobre diversos conceitos de engenharia, bem como de sistemas de análises, fluxo de trabalho, implantação de métodos e produção do setor cujos serviços serão prestados. Resumindo, ele precisa estudar o mercado para compreender os consumidores e resolver as demandas de inovação.

É fundamental que o engenheiro de inovação tenha interesse pelas matérias de Exatas. Também interesse em explorar outras áreas de conhecimento e buscar por desafios que estimulem sua curiosidade e criatividade. Essas são características essenciais para o seu sucesso na profissão!

Imagem gerada por vecstock em IA de Freepik

Como se tornar um engenheiro de Inovação?

Para ser um engenheiro de inovação, o profissional deve realizar a faculdade de Engenharia de Inovação. O curso dura cinco anos no grau de bacharelado. Uma alternativa para aqueles formados em outra área da Engenharia é cursar uma pós-graduação em Inovação.

Mas vamos voltar para o que se aprende na faculdade. Pois bem, a grade curricular apresenta disciplinas como de Cálculo, Matemática, Computação Científica, Métodos quantitativos de Informática, Análise de Sistemas, Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico, Design, Liderança e Marketing. O Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), em São Paulo, é uma das escolas brasileiras que oferecem essa graduação.

Veja Também: Indústria Automotiva usa Biopolímeros Reforçados para Carros Futuros

Onde o profissional de Engenharia de Inovação pode trabalhar?

Vale começar este tópico destacando que um engenheiro de inovação pode ganhar um salário médio nacional em torno de R$8.691, segundo o Glassdoor (dados de 2023). Gostou? Agora vamos às oportunidades no mercado!

Um engenheiro de inovação pode trabalhar em indústrias, laboratórios de pesquisa, instituições de ensino superior, órgãos governamentais, incubadoras, empresas ou consórcios de empresas de serviço, saúde, consultorias de inovação, entre outros. Inclusive, ele pode atuar em parques tecnológicos. O empreendedorismo também é uma ótima opção, permitindo ao profissional graduado abrir seu próprio negócio.

Imagem gerada em IA de Freepik

Quanto a presença do engenheiro de inovação será requisitada? Bom, isso quando empresas estão em busca de meios de se destacar na indústria, apresentando novas abordagens de trabalho e tecnologias disruptivas. Nesse caso, o engenheiro de inovação surge como um agente de mudança, contribuindo para a evolução da marca nesse mundo em constante evolução e mais orientado pela inovação. 

Veja Também:


Fontes: Quero Bolsa.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.